A viola é um instrumento musical da mesma família do violino e, visualmente, se assemelha a este, no entanto contém um som mais robusto, doce, menos agudo e mais grave. É um instrumento que requer força de vontade para o aprender. Inicialmente o aluno aprende as técnicas e as ideias básicas de forma a ganhar força e maleabilidade de modo a conseguir possuir conhecimentos sobre vários estilos musicais. Este instrumento é utilizado na música popular, jazz, rock e na música clássica, principalmente em naipes de cordas de orquestras ou em formações camerísticas como o quarteto de cordas.

Na escola de Música da Casa do Povo a Viola é um dos instrumentos com mais adesão. Os alunos de viola podem, também, integrar a Tuna de Bandolins e o Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo. Este ano letivo, temos na nossa Escola 65 alunos de viola. O grupo de Violas também participa nos eventos organizados pela Casa do Povo, como por exemplo, na Feira Regional da Cana de Açúcar e seus derivados e na Mostra Regional da Banana.

As aulas de Viola são muito procuradas por jovens e adultos. Por esta razão, são dois os professores responsáveis por estas aulas: Jorge Conduto e Sidónio Pestana.

Aulas de Viola - Jorge Conduto Aulas de Viola - Jorge Conduto
Aulas de Viola - Sidónio Pestana Aulas de Viola - Sidónio Pestana