Os Estatutos da Casa do Povo da Ponta do Sol foram, inicialmente, aprovados através do Decreto Regulamento Regional nº 20/82/M, tendo esta instituição as principais finalidades:

- “Tornar as populações responsáveis por iniciativas de cooperação solidária no campo da cultura, do desporto e do recreio.

- Promover, em colaboração com outras entidades públicas ou privadas, actividades de animação sociocultural, nomeadamente no âmbito do teatro, da criação plástica, do folclore, da música, da ocupação dos tempos livres, do artesanato, do desporto, da formação familiar, da defesa do património e de outras.”[1]

No âmbito das suas competências, a Casa do Povo da Ponta do Sol tem desenvolvido atividades, a nível concelhio, na área da Música, do Teatro, da Formação Familiar, Humana Social Profissional e Património Cultural.

Dando continuidade às atividades realizadas em anos anteriores, o plano de atividades de 2014 visa continuar a apostar:

- na Formação Musical e Dramática através da Escola de Música e Teatro. Temos, atualmente, cerca de 150 formandos nas aulas de bandolim, flauta, viola, piano, flauta, acordeão e 50 elementos no Grupo de Teatro, Tuna de Bandolins e Grupo Coral e Instrumental.

- na Formação Humana e Social, proporcionando à comunidade em geral, diversos cursos, nomeadamente de Bordado Madeira, Rendas Antigas, Malhas e Croché, Costura, Inglês, Arte Floral, Culinária e Nutrição, Informática, Artes Decorativas, Pintura em tecido, entre outros, abrangendo cerca de 150 formandos.

Contando com a colaboração de entidades públicas e privadas, a Casa do Povo tem a seu cargo, ainda, a organização de variados eventos ao longo do ano:

- Desfile de Carnaval, na Vila da Ponta do Sol;

- Feira Regional da Cana de Açúcar e seus derivados, nos Canhas;

- A Primavera está no ar, no Centro Histórico da Vila da Ponta do Sol;

- Marchas Populares e Jantar de Santo António, na Vila da Ponta do Sol;

- Concurso de Fontanários;

- Representação do Concelho na Feira de Municípios – 48 Horas a Bailar;

- Mostra Regional de Banana, na Madalena do Mar;

- Concurso de Presépios;

- Construção de Presépio Público;

- Espetáculos da Escola de Música e Teatro;

- Passeios do Sol;

- Feira Cores.

[1] Dec. Reg. Regional nº 20/82/M, “Estatutos das Casas do Povo”, Secção II, Art. 3º e 4º